-
Arquitetos: NOA, Najmias Office for Architecture
- Área: 330 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Daniela Mac Adden
-
Fabricantes: 3M, Bathroom facilities, Daikin, Dekton, Peisa, Window Systems
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa FRN está localizada em frente ao campo de golfe do Club Universidad de Buenos Aires, no condomínio fechado CUBA. Os requisitos para o projeto eram muito ambiciosos. Os clientes queriam uma casa com uma pequena área construída, não mais que 350 m2, mas queriam uma grande variedade de espaços, todos os quais deveriam ser espaçosos e generosamente dimensionados. Finalmente chegamos a um acordo sobre o programa arquitetônico: uma suíte master com closet, três suítes para as crianças, sala de estar, sala de jantar, cozinha, churrasqueira, sala de jogos, lavanderia, uma quarto para funcionários e uma despensa.
Contudo, isto não era tudo. Além da multiplicidade de espaços desejados, havia a complexidade das relações desejadas entre um ambiente e outro. O desafio não era pequeno: a suíte master tinha que estar longe dos quartos das crianças e se possível em outro andar; além disso, tinha que estar no mesmo andar da sala de estar ou a apenas alguns passos de distância. Além disso, o quarto das crianças tinha que estar em relação à área do churrasco, mas sem ser afetado por nenhum ruído. Eles também queriam que a churrasqueira ficasse perto da sala de jogos e da cozinha. Finalmente, todas as áreas sociais da casa, assim como a suíte, deveriam ter vistas abertas para o campo de golfe.
Após várias conversas, que são uma parte regular do nosso processo de projeto, conseguimos conciliar estas exigências em uma proposta que tinha uma forte síntese arquitetônica e um uso cuidadoso da energia e dos recursos naturais, gerando visões amplas e longas sem comprometer a privacidade dos habitantes da casa. A casa FRN é, em aparência, um projeto simples: dois retângulos deslocados em planta. Entretanto, propõe uma arquitetura complexa com uma espacialidade que transcende o óbvio.
Estes dois retângulos são muito diferentes um do outro: um é um volume fechado e íntimo que envolve os quartos; o outro é aberto, extrovertido, formado por dois planos horizontais contendo a área social da casa, onde os limites entre o interior e o exterior são borrados: uma laje de concreto armado flutua ininterruptamente na base do travertino sem que nenhuma estrutura seja visível.
Devido à extensa área de superfície envidraçada, foi dada atenção especial à otimização de energia: as saliências e os beirais impedem a luz solar no verão e permitem sua entrada no inverno; todos os vidros são tratados para melhorar seu desempenho e são usados guarda-sóis nos quartos. O cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade podem ser vistos na incorporação de um sistema de reutilização de água cinza, coletores solares para água quente e painéis solares para geração de eletricidade.